5G no mundo corporativo: Comércio Exterior, impacto econômico, e outros

O QUE É O 5G?

No início do mês de setembro Brasília foi anunciada como a primeira cidade brasileira a receber a nova tecnologia chamada “5G”, que promete mudar nossa relação com o mundo digital. No entanto, o que seria essa tecnologia e em quais serão os impactos dela no dia-a-dia?

Sucessora do já conhecido 4G, a tecnologia 5G, de acordo com a União Internacional de Telecomunicações, é a nova geração de internet móvel, que apresentará melhorias tanto em relação à geração anterior como qualitativamente. Porém, essa tecnologia não será somente uma atualização da anterior; O 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s, o que é um grande salto em relação à anterior, que contava com velocidade de 1 Gbit /s. A capacidade de conexão de dispositivos chegará até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado e, além disso, outro grande ponto diz respeito a latência, ou seja, a diferença na resposta de transmissão de dados, que na geração anterior era de 60-90 milissegundos e que, com o 5G, será de apenas 1 milissegundo.

Ademais, outras características prometem fazer com que o 5G seja uma inovação mais que necessária no mundo atual. Diante do crescimento da chamada “Internet das Coisas”, o 5G será um grande aliado pois permitirá a conexão de mais dispositivos simultaneamente, possibilitando, por exemplo, a interconexão de diversos outros equipamentos. Além disso, o 5G promete aumentar a velocidade de conexão, o que permitirá melhor acesso a serviços complexos, diminuir a resposta de conexão e  aumentar a capacidade de banda, algo crucial diante do aumento de informações publicadas na internet.

O 5G NO BRASIL

Em novembro de 2021, foi realizado o Leilão do 5G, que visava definir os locais de operação das empresas de telecomunicação ao longo da expansão do novo padrão tecnológico pelo país. No total, foram arrecadados R$ 46,7 bilhões, além de garantir presença de novas empresas no cenário da expansão do 5G. Logo, chegando em 2022, segundo o cronograma oficial do governo, o 5G estará presente em todas as capitais do Brasil até o final do ano. Contudo, fica o questionamento: Como o 5G vai impactar a população brasileira? Bom, os dados podem responder!

Em comparação com o 4G, a nova tecnologia apresenta uma velocidade de conexão 100 vezes maior, além de possibilitar maior conexão de aparelhos em uma área e garantir menores gastos de energia. Ademais, segundo a Anatel, existem 67 modelos de celulares que são capazes de rodar a tecnologia que, de acordo com a consultoria GfK, apresentaram crescimento de 230% nas vendas de janeiro a maio desse ano se comparado com 2021. Ou seja, ao longo de sua expansão, o Brasil terá uma população mais conectada e utilizando aparelhos mais eficientes com o 5G.

Por fim, de acordo com o cronograma oficial do governo, a expectativa é que os 5.570 munícipios brasileiros estejam conectados a rede 5G até 2029, garantindo o acesso a essa tecnologia para toda a população.

5G NO MUNDO CORPORATIVO E OS IMPACTOS ECONÔMICOS

A conjuntura em que vivemos hoje é marcada pelo impacto dessa revolução tecnológica que está transformando não somente o sistema econômico, mas também o mercado de trabalho e a sociedade em geral.

O 5G vai além de apenas uma conexão rápida, é uma evolução sem precedentes na conectividade e já vem quebrando diversas barreiras de conexão. No mundo corporativo não é diferente, o leque de possibilidades que essa tecnologia abre será fundamental para as próximas grandes inovações. 

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico, modalidades como o home office se tornaram cada vez mais comuns e, dessa forma, a conexão com a internet se transformou em uma ferramenta de trabalho fundamental. Nesse contexto, o 5G é sobre mobilidade, é a possibilidade de uma conexão de qualidade em praticamente qualquer lugar. 

No âmbito do Comércio Exterior, assim como em alguns outros setores, um dos principais benefícios é a maior integração com outros lugares do mundo em relação ao acesso rápido ao conhecimento e à informação. Para quem atua no Comércio Internacional é fundamental tomar conhecimento e se adaptar rapidamente às novas tecnologias, e com o 5G não é diferente.