De quatro em quatro anos, a Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA) organiza a Copa do Mundo de futebol masculino, campeonato esportivo mais popular do mundo. No Brasil, o “país do futebol”, a população prende sua atenção para cada jogo da seleção brasileira, ganhadora de cinco títulos da disputa.
A produção de artefatos
Esse mercado é voltado, sobretudo, para produtos que tornem a experiência de assistir o mundial confortável e divertida para os brasileiros, que amam a competição e o esporte. Através de um levantamento da OLX, que ouviu 5 mil consumidores, 48% planejaram comprar artigos temáticos para a copa, seguido por 23% que compraram alimentos, 20% eletrônicos e 7% acessórios.
Ademais, essa movimentação é extremamente positiva para o mercado, em razão de alavancar a produção de determinados artigos, como é o caso da camisa da Seleção. Segundo a plataforma, a busca pela camisa cresceu 300%. Vale destacar que, dentre os estados, São Paulo é o que mais consome esses produtos voltados para a competição, mostrando uma afeição do estado pelo esporte. Ou seja, mesmo que sazonal, o mercado da copa do mundo é extremamente lucrativo e estimulante para comerciantes brasileiros.
No caso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Nike, a grande novidade do design está na inspiração na onça-pintada. “Vibrante e arrojado, o uniforme 2022 da Seleção Brasileira homenageia a coragem e a cultura de um povo que nunca desiste.
Inspirado na garra e beleza da onça, a camisa une todos os brasileiros”, descreveu a CBF em suas redes sociais.
A coleção é nomeada de “Garra Brasileira”, apresenta em várias peças as pintas, em formato de rosetas, desses animais selvagens, os maiores felinos das Américas. A camisa principal, a amarela, em cor neon, possui as pintas como marcas d’água. Já a azul, o segundo uniforme, possui as rosetas da onça no mesmo tom nas mangas esverdeadas.
De acordo com a Nike, todas as camisas são feitas com 100% de materiais reciclados de garrafas plásticas. A iniciativa faz parte do programa “Move to Zero“ da marca, que tem como meta uma produção zero carbono e com zero desperdício.
É fato que a indústria da moda possui uma alta pegada de carbono. Segundo dados de 2020, esse setor movimenta mundialmente, a cada ano, cerca de 2,4 trilhões de dólares. Infelizmente, os números grandiosos também estão em seu desperdício: a cada segundo, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de sobras de tecido é queimado ou descartado em aterros sanitários. Ou 500 bilhões de dólares são jogados fora, com roupas que mal foram usadas ou quase nunca recicladas.
Perspectiva de mercado
Ainda assim, o mercado mantém perspectivas focadas em setores específicos. As marcas, cada vez mais, investem em pesquisas de mercado que antecipem o comportamento do consumidor, de modo a permiti-las moldar suas estratégias de venda e marketing. No ano de 2022, o mercado observou um fenômeno até então inédito, o encontro de duas datas importantes para a economia mundial: a Black Friday e a Copa do Mundo. Aproveitando-se do encontro das datas, muitos consumidores aproveitaram os descontos para comprar artigos esportivos, bem como camisas de seleções, ou até mesmo artigos eletrônicos, como notebook e televisores.
Outro ponto de estudo do mercado foi o meio de divulgação. Dentre os brasileiros, apesar da grande disseminação do e-commerce, as propagandas vinculadas à mídia tradicional ainda trazem mais segurança ao consumidor. Isso faz com que as marcas não se desvinculem nem deixem de divulgar seus produtos em meios tradicionais, como a televisão, direcionando suas estratégias de marketing para melhor atingir o público-alvo.
Além disso, uma grande chance de crescimento do mercado de artigos da Copa do Mundo se relaciona às mulheres. Segundo pesquisas apresentadas pela Nielsen, elas representam metade do público do evento, e cerca de 40% se declaram como fãs do esporte, que já foi monopolizado pelo público masculino. Sendo assim, a venda de produtos voltados para o nicho feminino, como vestuário, é uma grande oportunidade de expansão.
O mercado dos produtos da copa do mundo gera entre os torcedores e amantes do futebol um sentimento de pertencimento e comunidade, transformando levando toda a emoção da competição dentro do mercado de artefatos e artigos, desenvolvendo a prospecção de uma demanda pujante convergindo com uma oferta exponencial.