o ANO NOVO CHINÊS

O Ano-Novo chinês é quando se dá a passagem de ano na cultura chinesa. Essa passagem segue o calendário chinês, um calendário lunar que possui 12 meses, e, nos anos bissextos, 13 meses. O Ano-Novo é uma das festividades mais populares da China e é um feriado que pode ter até sete dias de duração. A grande diferença em relação ao calendário que usamos no Brasil é que o nosso, chamado calendário gregoriano, é solar e se baseia exatamente na rotação da Terra ao redor do Sol. O nosso calendário tem uma imprecisão de algumas horas, e por isso é necessário que seja acrescentado a ele um dia a cada quatro anos. O Ano Novo Chinês gera um grande movimento na economia chinesa, já que é uma das principais épocas de compras do ano. Lojas e mercados ficam lotados de clientes adquirindo presentes, roupas novas e decorações para a celebração. Fora isso, há um aumento na demanda por transporte e alojamento durante esse período.

É um momento favorável para o setor de turismo. Nessa época, muitas pessoas viajam para o país a fim de participar das celebrações e experiência a cultura chinesa. É uma ótima oportunidade de apresentar os costumes chineses para os visitantes estrangeiros.
O Ano Novo Chinês pode impactar significativamente as importações de países que possuem uma forte relação comercial com a China. É um período de férias prolongado no qual muitas fábricas e empresas fecham temporariamente, o que afeta a produção e as exportações.
Por isso, é necessário ter atenção às datas e ao planejamento da operação. A seguir segue os eventuais impactos que o ano do coelho, animal mascote de 2023,pode trazer.

Impactos do ano chinês no comércio exterior
Para além dos seus impactos internos, o feriado chinês também exerce influência no exterior. Como vimos, a data é a mais importante do país, e todos costumam tirar uma semana de folga para aproveitá-la. Dessa forma, muitos transtornos relacionados a prazos podem acontecer.
Para prevenir atrasos e outros problemas logísticos, no período que antecede o feriado, a China aceita somente pedidos cuja capacidade produtiva seja capaz de suprir antes do início das comemorações. Isso ocorre porque durante o feriado, ocorre uma pausa na produção e, além disso, muitos fabricantes costumam
estender essa pausa por até sete dias.
Então, é recomendado que, ao negociar com os chineses durante esse período, leve-se em consideração atrasos relativos às comemorações.

Impactos na balança comercial brasileira
Como se sabe, desde 2009 a China é o principal parceiro econômico do Brasil. A relação passou por dois momentos significativos: o primeiro caracterizado pelo aumento das importações de produtos chineses pelo Brasil nos anos 1990, devido ao emparelhamento do real com o dólar durante a implementação da moeda brasileira no governo de Fernando Henrique Cardoso, e o segundo com crescimento das exportações brasileiras para a China nos anos 2000, efeito do boom das commodities. Tendo em vista essa relação, a balança comercial brasileira obteve um superávit de US $2,1 bilhões em 2022, um ganho de US $1,6 bilhões em relação ao ano de 2021, em que a balança fechou com superávit de US $500 milhões.
Segundo dados do Comexstat, no ano de 2020 os seguintes foram os mais exportados pelo Brasil para a China: equipamentos de telecomunicações, incluindo peças e acessórios, Válvulas e tubos fermiônicos de cátodo frio, plataformas, embarcações e outras estruturas flutuantes, Compostos organo-inorgânicos, compostos heterocíclicos e demais produtos – Indústria de Transformação
De modo inverso, os principais produtos exportados pelo país aos chineses são: Minério de ferro e seus derivados, Soja, Produtos da categoria “Óleos brutos de petróleo, ou de minerais betuminosos, crus,” e Carne bovina, celulose, açúcares e melaços, carne suína e carnes de aves.
Desse modo, o Brasil, como um dos principais parceiros comerciais dos chineses, deve considerar as nuances da data no seu plano logístico, a fim de evitar atrasos e outros transtornos envolvendo suas mercadorias, pois a retomada das negociações, fluxos aduaneiros e produção de mercadorias ocorre somente depois da Semana Dourada

Fontes:
https://blog.maino.com.br/ano-novo-chines/#:~:text=O%20Ano%20Novo%20Chin%C3%AAs%20gera,e%20alojamento%20durante%20esse%20per%C3%ADodo.
https://blog.logcomex.com/ano-novo-chines/
https://brasilescola.uol.com.br/china/ano-novo-chines.htm
https://www.segs.com.br/demais/366643-ano-novo-chines-feriado-prolongado-podeprejudicar-o-setor-de-comex