Análise estratégica de mercado: o que é e como realizá-la

Para a abertura de um negócio, o empreendedor precisa conhecer o ambiente que o produto ou serviço se encontra. E, através da análise estratégica de mercado, é possível ter entendimento do mercado, público-alvo e concorrentes, além de identificar se uma ideia é viável. A partir disso, ela pode ser realizada para conhecer novos mercados, verificar riscos e atuar na expansão de produtos.

Neste artigo, exploraremos o que é uma análise estratégica de mercado, porque ela é essencial para os negócios e como conduzi-la com eficácia. Adentremos nesse processo vital para o sucesso empresarial, acompanhe a leitura!

Qual sua importância para uma empresa?

1) É possível ter uma visão mais realista do mercado. É muito comum que empresas se moldem no conhecimento e na experiência do segmento. A análise de mercado se baseia em dados e estudos que não consideram somente a visão dos empresários, possibilitando bases mais sólidas e realistas. Desse modo, há diminuição das chances de cometer erros. 

2) Ajuda a identificar percepções atuais e as tendências e expectativas futuras.  Os setores e as empresas estão sempre em constante mudança e é necessário a análise dessa perspectiva e a preparação para possíveis ocorrências.

3) Permite conhecer melhor o público-alvo. Analisando as necessidades dos clientes e se elas são compatíveis com a proposta da empresa. Por meio de informações como hábitos de consumo, estilo de vida, faixa etária, entre outros.

4) Facilita o entendimento da atuação dos fornecedores, ou seja, entende quais podem ser os parceiros que se encaixam com sua proposta e como eles atuam no mercado.

5) Identifica concorrentes, atuação e estratégias. Saber a atuação de seus concorrentes, ajuda na competitividade da empresa, podendo impulsionar seu negócio a buscar sempre a melhora. Como, por exemplo, analisar se seu produto continua sendo o melhor para seus clientes.

6) Contribui para evitar o fracasso da empresa, visto que será analisado previamente o mercado e suas possíveis alterações. Segundo o site da Forbes, dentre os maiores motivos de falência de empresas, 42% são não satisfazer as necessidades do mercado.

Por meio desses fatores, é visível que a análise de mercado facilita na tomada de decisões, através do entendimento do mercado e a análise da implementação e aceitação da proposta decidida. Isso contribui para o desenvolvimento do negócio e elaboração de estratégias concretas para o sucesso do empreendimento.

Deste modo, tendo visto a importância da análise estratégica de mercado, o próximo passo é saber como ela é feita.

Como é feita a análise de mercado?

Na prática, a análise de mercado, apesar de não ser um processo complicado, é um processo demorado que exige tempo e pesquisa para chegar às respostas necessárias. Tendo isso em vista, confira as cinco etapas de como fazer uma análise de mercado:

1. Ter clareza do objetivo/motivo  

A análise de mercado pode ser utilizada para diversos fins, por isso, saber o seu objetivo e o que está procurando é o primeiro passo para ter clareza dos próximos passos.

Além disso, é interessante saber qual o seu objetivo. Se é interno, envolve elementos que emanam de dentro da própria empresa. Ou externos, se estão relacionados com a concorrência, fornecedores ou parceiros, por exemplo.

2. Pesquisar o mercado

Ao fazer a pesquisa de mercado, informações do setor de onde pretende se inserir são recolhidas como: as principais tendências, dimensão, fase do mercado e o seu valor no momento. Além de ajudar a ter uma noção do ramo, irá demonstrar os potenciais investidores.

Também é interessante se apossar de outra estratégia como análise comparativa para encontrar a vantagem competitiva do seu produto ou serviço no setor em causa. Ou seja, se a sua empresa oferece valor acrescentado ao público-alvo.

3. Identificar o público-alvo

Cada produto ou serviço tem um consumidor específico. Dessa forma, nessa etapa é recomendado definir seu cliente e os fatores que influenciam sua compra. Uma estratégia que pode ser utilizada para encontrar o público-alvo é criar perfis ou personas que modelem seu cliente e tragam informações importantes como: idade, gênero, profissão, interesses, entre outros.

4. Conhecer a concorrência

Ao se inserir em um novo ramo, é válido ter conhecimento dos seus concorrentes, como seus pontos fortes e fracos, para possuir mais chances de sucesso. Nesse sentido, vale efetuar uma análise SWOT dos seus concorrentes, onde é possível identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do produto ou negócio. 

5. Analisar as informações obtidas

O último processo é reunir as informações obtidas e utilizar da análise de dados para encontrar as respostas que o levou a iniciar uma análise de mercado. Algumas das conclusões podem envolver: o crescimento previsto, o quanto os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço, as tendências do setor e público-alvo.

Por fim, é compreensível que a análise estratégica de mercado é necessária para progredir seu negócio e ter resultados certeiros, por isso, contar com parceiros que otimizam esse processo é extremamente vantajoso.

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